
Transcentrar é um coletivo artístico que busca amplificar as vozes e as narrativas de pessoas trans por meio de produções visuais, impressas, bordados e práticas fotográficas.
quem somos?
Teka José Sampaio e Ayá Cavalcanti são artistas trans não bináries que transitam entre as artes visuais, a fotografia e a produção cultural, sempre com um olhar voltado para as margens e a resistência. Teka, multiartista e arte-educadore, utiliza o "TRANSbordado" e a fotografia como meios de conectar memória, afeto e ancestralidade, enquanto Ayá, fotógrafo documental, constrói narrativas sobre gênero, memórias afetivas e direitos humanos. Juntes, exploram as conexões entre arte, afeto e resistência, utilizando suas vivências como pessoas trans e periféricas para criar obras que revelam potência, sensibilidade e transformação.


vivência fotransgráfica
Uma abordagem que transcende a fotografia convencional ao valorizar as experiências, histórias e subjetividades das pessoas trans. Essa prática reconhece a fotografia como um ato político e uma ferramenta de empoderamento, em que o olhar de quem registra e de quem é registrade se entrelaçam para construir narrativas autênticas e potentes.

documentário fotográfico